Interruptor de Vidro Elétrico de Reversão Simples

Interruptor de Vidro Elétrico de Reversão Simples

Interruptor de Vidro Elétrico de Reversão Simples

Interruptor de Vidro Elétrico de Reversão Simples

 Atualmente a tecnologia vem evoluindo na construção dos automóveis e é bem mais percebido nos acessórios. Computador de bordo, piloto automático, air bag, abs, multimídias, etc, são cada vez mais comuns e acessíveis até nos modelos mais populares.

   Vamos aqui discutir um equipamento de conforto que muitos consideram indispensável: O vidro elétrico! Como o tema é muito extenso, neste post falaremos especificamente do interruptor de vidro elétrico de reversão simples.

Apesar de haverem inúmeros modelos destes interruptores, o funcionamento é EXATAMENTE o mesmo e a ligação destes interruptores são feitas da mesma maneira! Para simplificar, iremos usar aqui o Monza da Chevrolet como exemplo, mas que serve de regra geral para todos os modelos e marcas que usam este tipo de sistema.

   Para começar, reversão simples significa que o interruptor inverte as correntes de saída para que o motor elétrico funcione de forma oposta, ou seja, quando há + e -, ele gira para um lado e quando há – e +, gira para o outro lado.

 Diagrama do vidro elétrico do Monza 2 portas

(desculpem o meu desenho tosco)

 Neste diagrama, adotamos os traços vermelhos como positivo, marrom como negativo azul e verde para os motores.

   Agora vamos entender como funciona o interruptor do vidro elétrico. Veja a imagem abaixo.

 A imagem a esquerda mostra os terminais do interruptor e a imagem da direita o interior do interruptor. As linhas azuis escuras demonstram o mecanismo de contato e o azul claro a tecla do interruptor. Note que quando a tecla esta em repouso, os contatos mecânicos fecham o circuito entre as duas saídas para o motor e os negativos. Por este motivo, se diz que o sistema tem “descanso negativo”.

   Note que se a tecla for acionada, o contato vai ser “empurrado” para baixo e fechara a saída do motor com o positivo. Desta forma o circuito fará com que o motor elétrico seja acionado até que a tecla volte ao estado de repouso. Este é o motivo do sistema ser chamado de reversão simples, porque se você alternar o acionamento da tecla, a polaridade também se inverte!

 A ligação do interruptor da porta do passageiro é um pouco diferente. Veja na foto acima. A esquerda, demonstramos o interruptor da porta do motorista que aciona o vidro do passageiro e a direita, o interruptor instalado na porta do passageiro. Veja que para integrar os 2 interruptores, a ligação da porta do passageiro usa os negativos ligados aos fios de saída do motor do interruptor da porta do motorista. Vamos lembrar que em repouso, os fios do motor, tem negativo (descanso negativo). Esta ligação é feita porque ao acionar o interruptor da porta do motorista, o sinal positivo vai passar pelo terminal negativo que esta ligado diretamente ao terminal do motor. Imagine a corrente saindo por um dos terminais do botão esquerdo (linha verde) e viajando  até o terminal negativo (linha marrom), seguindo até o mecanismo de contato (linha azul) e saindo diretamente para o motor (linha roxa).

   Desta forma é possível ligar interruptores para 2 ou 4 portas!

ATENÇÃO  

Se você encontrou a ajuda que precisava, por favor, clique no anúncio abaixo e ajude-nos a manter o site! 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *